A Academia Amazonense Maçônica de Letras – AAML foi fundada em 1º de Fevereiro de 1980, com o objetivo de difundir a cultura da Arte Real em todos os rincões amazônicos. Congrega Maçons de todas as potências regulares e reconhecidas, que se dedicam à literatura, principalmente a Maçônica, e às artes em geral.
Seu quadro acadêmico é constituído exclusivamente de MM∴ MM∴ das Potências GLOMAM (Grande loja Maçônica do Amazonas) e GOB (Grande Oriente do Brasil), através do Grande Oriente do Estado do Amazonas (GOEAM)
É de quarenta o número de cadeiras vitalícias, as quais são ocupadas por Maçons oriundos dos mais diversos campos de atividades culturais, que têm seu desempenho regulado por um Estatuto e um Regimento que também norteia as sessões.
A Academia está devidamente registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas sob o nº 14.352 e cadastrada no Ministério da Fazenda sob o CNPJ nº 06.349.519/0001-66.
Considerada de Utilidade Pública pelo Decreto nº 4.979, de 20 de junho de 1980.
Sua sede provisória é na Rua José Clemente nº 500 – Sala 310 – Edifício Rádio Rio Mar, Centro, foro de Manaus, capital do Estado do Amazonas.
Dedica-se a estimular a leitura em todas áreas, tornando-se uma emergente fomentadora da Cultura Maçônica.
(Memorial)